Close Menu
Dunas FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Dunas FM terça-feira, 9 junho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Como funcionava a fraude em crédito rural que levou a bloqueio de R$ 141,7 milhões no TO

    junho 9, 2026

    Jovem é encontrado caído ao lado de moto e morre antes de dar entrada em hospital

    junho 9, 2026

    Família que morreu em acidente na TO-110 retornava viagem para visitar parentes

    junho 9, 2026

    O que se sabe sobre caso de luzes piscando filmadas em serra no TO

    junho 9, 2026

    Teresa Cristina dá ‘Notícia boa’ com Cézar Mendes entre as oito músicas autorais do álbum ‘Tudo que eu tenho’

    junho 9, 2026

    Richarlison rebate críticas ao nome do filho e dispara: ‘Ele não vai precisar trabalhar’

    junho 9, 2026

    Em ‘Dia D’, Spielberg busca encanto de clássicos alienígenas como ‘E.T.’ e ‘Contatos imediatos’; g1 já viu

    junho 9, 2026

    Em contraponto aos EUA, México ‘abre as portas’ para a Copa do Mundo e à diversidade

    junho 9, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Teresa Cristina dá ‘Notícia boa’ com Cézar Mendes entre as oito músicas autorais do álbum ‘Tudo que eu tenho’

    junho 9, 2026

    TO suspende temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue do Instituto Butantan

    junho 9, 2026

    Como funcionava a fraude em crédito rural que levou a bloqueio de R$ 141,7 milhões no TO

    junho 9, 2026

    Richarlison rebate críticas ao nome do filho e dispara: ‘Ele não vai precisar trabalhar’

    junho 9, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Dunas FM
Home»Entretenimento»‘Waka Waka’, ‘The Cup of Life’… Qual é a fórmula dos hits de Copa do Mundo?
Entretenimento

‘Waka Waka’, ‘The Cup of Life’… Qual é a fórmula dos hits de Copa do Mundo?

junho 9, 2026Nenhum comentário2 Visitas

Qual é a fórmula do hit de Copa do Mundo?
A Copa do Mundo não costuma agitar só o universo do futebol, como também o da música: toda edição, artistas de vários países lançam canções (oficiais ou não) para tentar o posto de hit da Copa. Mas a nível global, pouquíssimos conseguem uma música que fica.
Afinal, a música tem que combinar com o esporte e se conectar com pessoas de várias idades e lugares do mundo. Por essas e outras, só existe uma “Waka Waka”.
Então, o que será que as músicas bem-sucedidas têm em comum? Com base em alguns sucessos inquestionáveis (como “Waka Waka”, de Shakira; “Wavin Flag”, de K’Naan; e “Cup of Life”, de Ricky Martin), o g1 analisa o que os hits da Copa do Mundo têm de tão especial. Veja:
Shakira no clipe de ‘Waka waka’, trilha da Copa de 2010, na África do Sul
Reprodução/Youtube/Shakira
A história de ‘Waka Waka’, maior hit das Copas
A construção da jogada
Dá para traçar alguns paralelos entre esses hits das Copas do Mundo. De modo geral, elas fazem bom uso de alguns recursos irresistíveis… e, claro, contam com uma dose de sorte, divulgação e carisma dos intérpretes pra dar certo.
Costumam ser músicas otimistas, feitas para empolgar o público (afinal, quem quer música baixo-astral durante a Copa?). A letra não é tão importante, já que nem todo mundo fala o idioma, mas a própria sonoridade costuma dar esse tom: são músicas que crescem e, no fim, dão a sensação de triunfo.
Podem convencer pela emoção ou pela animação. “Wavin’ Flag” tem um tom mais motivacional — como um hino mesmo —, enquanto faixas como “Cup of Life” e “Waka Waka” são pura festa.
‘Wavin’ Flag’, de K’Naan, foi inspirada por infância difícil na Somália e virou hino de marca na Copa
Reprodução/YouTube
Mas o que dá para dizer é que todas soam grandiosas. Afinal, estamos falando de um torneio global, estádios lotados… não é o caso de minimalismo.
Além disso, tendem a ser músicas com percussão caprichada; ritmo marcado dá uma sensação de movimento, o que tem tudo a ver com o esporte. E convenhamos, tem craque que, ao jogar, parece estar dançando com a bola.
O chute ao gol
O pulo do gato, quer dizer, o chute ao gol é ter um trecho marcante e fácil de cantar. Pode reparar: na maior parte dessas músicas, você vai achar um trecho que foi pensado pra ser cantado pela multidão.
Geralmente, são vogais ou fonemas simples que qualquer um consegue cantar junto. A maior parte dessas músicas já sugere qual é esse trecho: basta reparar qual parte tem as vozes dobradas, como se já fossem cantadas por uma multidão. Isso faz o ouvinte quere entrar no coro.
“Cup of Life” tem “olê olê olê”, “Waka Waka” tem “waka waka ê ê”, enquanto “Wavin’ Flag” tem um “ôoo” bem Coldplay, perfeito para entoar em estádios.
Ricky Martin no vídeo de ‘The Cup of Life’
Reprodução/YouTube
Atacantes não costumam ser americanos
Apesar da força da indústria cultural norte-americana, o interessante é que nenhum desses hits tem um intérprete dos EUA. As músicas têm versos em inglês, claro, o que é visto como a forma mais fácil de conversar com o público global — mas os artistas são latinos, europeus, africanos e por aí vai.
Algumas músicas com artistas americanos fizeram modesto sucesso, como “We Are One (Ole Ola)”, com Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte (da Copa no Brasil, em 2014). Mas até nesse caso, estamos falando de americanos de ascendência latina, que trazem isso como bandeira de seus trabalhos.
Pode ser porque os EUA não têm uma cultura tão forte no futebol. Mas não deixa de ser curioso: mesmo em ano de Copa no território americano, a FIFA apostou no afrobeats “Dai Dai” (com a colombiana Shakira e o nigeriano Burna Boy) como música oficial da Copa.
‘Dai Dai’ é o craque da vez?
Neste ano, a FIFA também anunciou várias músicas para completar o álbum (musical!) da Copa. Uma delas tem a brasileira Anitta… mas não deve ser o hit da vez, e essa nem parece ser a intenção.
Afinal, é uma boa música, mas não foi feita com refrãos contagiantes em mente, nem é fácil de entoar em estádios. Está mais para o after de quem ganhou o jogo.
Seguindo esses parâmetros, “Dai Dai” tem chance, sim, de emplacar na Copa — mas dificilmente deve chegar perto do que foi “Waka Waka”. A música recicla totalmente a de 2010, incluindo a mesma intérprete, mas não tem a mesma energia.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Teresa Cristina dá ‘Notícia boa’ com Cézar Mendes entre as oito músicas autorais do álbum ‘Tudo que eu tenho’

junho 9, 20260 Visitas

Richarlison rebate críticas ao nome do filho e dispara: ‘Ele não vai precisar trabalhar’

junho 9, 20261 Visitas

Em ‘Dia D’, Spielberg busca encanto de clássicos alienígenas como ‘E.T.’ e ‘Contatos imediatos’; g1 já viu

junho 9, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

setembro 16, 202424 Visitas

Casa icônica de ‘Hannah Montana’ poderá ser alugada por fãs

março 25, 202619 Visitas

Qualidade da água do rio Tocantins segue sem indicar alterações após desabamento da ponte entre MA e TO, afirma ANA

janeiro 4, 202519 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.