2º dia de ENEM: saiba o que é permitido levar para os locais de prova neste domingo (12)

0
37


Assim como no primeiro dia, portões abrem às 12h e fecham às 13h. Provas começam a ser aplicadas às 13h30. Entrada de universidade onde foi aplicada prova do Enem 2023 em Palmas
Arthur Girão/g1
Neste domingo (12), candidatos retornam aos locais de prova para o segundo dia de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2023). Dessa vez, eles terão que responder a 90 perguntas de matemática, física, química e biologia, que entram nos eixos de ciências da natureza e suas tecnologias matemática e suas tecnologias.
Veja a cobertura ao vivo do Enem 2023
Enem 2023: veja 5 dicas do que fazer na véspera da prova
Para passar por essa etapa sem contratempos, o g1 reuniu as principais orientações que devem ser seguidas na hora da prova.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Assim como na primeira etapa, que aconteceu no dia 5 de novembro, os portões dos locais de prova vão abrir às 12h e fecham pontualmente às 13h. A aplicação começa às 13h30 e se encerram às 18h30.
O candidato só pode sair depois das 15h30. O caderno de prova só pode ser levado pelos participantes a partir de trinta minutos antes do fim da prova.
É preciso se atentar às regras para não ser desclassificado do exame.
Confira o que é preciso levar:
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
O que não é permitido:
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico. Eles deverão ser desligados e guardados em um envelope porta-objetos antes de entrar na sala de prova, e mantido embaixo da carteira lacrado.
Os candidatos também devem guardar óculos escuros e boné, chapéu, viseira, gorro ou similares assim que entrar na sala.
No Tocantins mais de 32 mil candidatos se inscreveram para o exame. Do total, 28,7% não compareceram para o primeiro dia de provas, segundo o Inep.
A orientação para evitar atrasos é verificar o endereço do local de prova, que está disponível na página do participante, no site do Instituto. Para acessar, clique aqui.
LEIA TAMBÉM:
ENEM 2023: fechamento dos portões, documentos necessários e ônibus gratuitos; veja os detalhes para prova
Enem 2023: Tocantins tem 28,7% de abstenção no primeiro dia; veja como pedir reaplicação
Ônibus gratuito
Em Palmas, os ônibus são gratuitos nos fins de semana. Quem for fazer o Enem terá a catraca livre para se deslocar até o local de prova.
De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), serão 12 veículos a mais para atender a demanda.
Ônibus rodam sem cobrança aos fins de semana
Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas
As linhas alimentadoras poderão ser distribuídas para os locais de provas que apresentarem maior demanda. As demais linhas funcionarão com suas rotas e itinerários sem alterações.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins