Estudantes de escolas estaduais e municipais voltam às salas de aula nesta quarta-feira (1°)

0
45


Início do ano letivo de 2023 terá aulas inaugurais nas redes e momentos de adaptação e atividades para os alunos. Cerca de 140 mil estudantes estão matriculados em 502 unidades
Márcio Vieira/Governo do Tocantins
Com o fim das férias escolares, o ano letivo de 2023 terá início nesta quarta-feira (1º) para os alunos da rede Estadual e dos maiores municípios do Tocantins. Veja como será a programação para a data, segundo as secretarias de Educação.
No estado, cerca de 140 mil estudantes estão matriculados em 502 unidades educacionais. A aula inaugural para abertura do ano letivo será na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, às 7h30. As aulas também começam nesta quarta-feira para quem estuda nas escolas indígenas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a aula de abertura vai ser transmitida pelo canal TV Seduc, no YouTube. O momento será voltado para a comunidade escolar.
Para este ano, os estudantes terão 203 dias letivos, 15 feriados e 14 datas comemorativas. O calendário prevê ainda sábados letivos, que deverão ser utilizados para simulados, projetos de leituras, projetos de área de conhecimento e outras ações.
O calendário também especifica que para quem estuda nas escolas agrícolas, o ano letivo só vai começar no dia 6 de fevereiro.
Palmas
Na rede municipal de Palmas, as aulas também retornam nesta quarta-feira para os 43 mil estudantes de creches e escolas de ensino fundamental.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), aula inaugural será realizada na quinta-feira (2) na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no Setor Santa Fé, a partir das 9 horas. Haverá atividades de adaptação e atividades para os alunos. O evento vai ser transmitido pelo canal Palmas School.
O calendário escolar 2023 terá 200 dias letivos e serão considerados 16 feriados. O ano letivo termina em 21 de dezembro de 2023.
A rede de Palmas conta com dois calendários, sendo um para as escolas da cidade e outro para as unidades rurais. A diferença é que as escolas do campo contam com o Tempo em Comunidade (TC) nas sextas-feiras, que são atividades desenvolvidas fora de sala de aula.
LEIA TAMBÉM:
Palmas divulga o calendário escolar da rede municipal para 2022; veja as datas
Escolas estaduais do TO terão 203 dias letivos, 15 feriados e 14 datas comemorativas no próximo ano
Araguaína
Em Araguaína, no norte do estado, mais de 22 mil alunos matriculados em 78 unidades escolares também voltam às salas de aula nesta quarta-feira (1º). Mas a abertura do ano letivo aconteceu na terça-feira (31), com um dia de formação para mais de mil professores que atuam nas escolas e creches.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Foto:
Fonte: G1 Tocantins