Compare os sósias com seus respectivos galãs, tendência que vem crescendo desde outubro e viralizado nas redes. Como surgiu a onda dos concursos de sósias
Um maço de cigarro, flores, bilhetes de metrô e uma tatuagem. Esses são alguns prêmios disputados nos concursos de sósia que viralizam nas redes desde o fim de outubro.
Só neste domingo (17), aconteceram dois eventos desse tipo. Um deles rolou em um parque de Chicago (EUA), com vários homens narigudos vestidos de chef de cozinha — camisa branca e avental azul, exatamente como o protagonista da série “The Bear”. Eles disputavam o título de melhor sósia do Jeremy Allen White. Alguns eram bem semelhantes ao ator, outros nem tanto — tinha até um bebezinho fofo entre os participantes. O vencedor foi Ben Shabad.
Ocorrida em Nova York, a outra competição tinha como galã o ex-One Direction Zayn Malik. Seu público elegeu Shiv Patel como o sósia do astro. Para o site “Brooklyn Magazine”, ele descreveu a vitória como um “aumento de ego” em sua autoestima.
Além dos Estados Unidos, a onda dos concursos passou pela Irlanda e Inglaterra. Se continuar nesse ritmo, é provável que entre em outros países. E tudo isso graças uma ideia do youtuber americano Anthony Po, que organizou o primeiro evento da onda.
A aposta certeira
Foi espalhando 100 cartazes por Nova York que Anthony acabou levando 10 mil pessoas para o concurso de sósia do ator Timothée Chalamet, em outubro.
Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Anthony explica que isso surgiu de uma aposta que ele tinha feito com uma amiga. Eles queriam saber qual concurso atrairia mais gente: do Timothée ou do influenciador Kai Cenat. Organizaram ambos: um reuniu 50 pessoas, e o outro, 10 mil.
O concurso do Timothée foi um sucesso tão grande que o próprio astro apareceu lá de surpresa para conhecer seus sósias. Tumultuado, o evento rendeu ao organizador uma multa de 500 dólares — sob o argumento de que ele não tinha autorização local (parque Washington Square). Além disso, quatro pessoas foram detidas pela polícia em meio a uma confusão na multidão. Mas nada disso desmotivou Anthony, os sósias e o numeroso público.
(Da esq. p/ dir.): Os sósias Jeremy Allen White, Harry Styles, Thimothée Chalamet e Dev Patel
Reprodução/AP
“Passamos 30 minutos analisando cada um dos Thimothées [inscritos no concurso]”, diz Anthony no vídeo em que ele comenta a repercussão do caso. “A partir daí, deixei os jurados escolherem os cinco Thimothées finalistas.”
O público deu o voto final, e Miles Mitchell foi eleito vencedor. Com um casaco roxo e uma cartola sobre a cabeça, ele estava trajado como Willy Wonka, um dos papéis de Thimothée. Coroado, saiu de lá ovacionado, com um troféu nas mãos.
“Organizar eventos grandes não é algo novo para mim”, afirma Anthony em entrevista ao site “The Face”, em referência a vez na qual ele reuniu 3.000 pessoas para o verem comer salgadinho de queijo. Desde então, o youtuber vinha planejando outros eventos, digamos, inusitados.
“Acho que os criadores de conteúdo estão muito idiotas hoje em dia. Todo mundo segue o caminho mais fácil”, diz Anthony. “Se seu canal consiste apenas em comentar as coisas, você não merece ser chamado de ‘criador’. Eu quero criar. Nem me importo tanto com as pessoas vendo meu rosto. Quero criar coisas no mundo e colocá-las lá fora.”
Ele nega ter interesse em organizar outro concurso de sósia, mas diz apoiar a atual onda das disputas.
Sósia do ator Thimothée Chalamet
AP
Todo mundo quer ser sósia
Foi uma rede de supermercados, a Lidl, quem deu o passo seguinte ao do youtuber Anthony. A empresa organizou um concurso de sósias de Paul Mescal, em Dublin, em 7 de novembro. O vencedor, Wall O’Reilly, vestia o famoso figurino do ator em “Normal People”: fone de ouvido, moletom e shortinho. De prêmio, ele ganhou três cervejas.
Depois, vieram os sósias do Dev Patel, Harry Styles, Jeremy Allen White e Zayn.
Sósia do ator Paul Mescal
Reprodução
Jaipreet Hundal, eleito o sósia de Patel, contou ao site “BBC” que foi confundido com o verdadeiro galã durante o evento. Na expectativa de que o ator repetisse o feito de Thimothée, fãs do artista gritaram e correram quando Jaipreet deu as caras no evento.
Nas competições, a maioria dos participantes é homem. Vez ou outra, vemos alguma mulher concorrendo ao título. Nenhuma, porém, ganhou até agora. Já o público costuma ser bem misturado.
Os concursos têm servido não apenas para viralizar nas redes, mas também para flertar. No evento voltado a Styles, por exemplo, eram várias as placas pedindo o número de telefone dos sósias, ou perguntando se estavam solteiros.
Mas mais do que isso, há também uma pretensão menos objetiva no ar. “As pessoas querem pensar que há um significado mais profundo nesses eventos, mas, na verdade, somos todos apenas millennials entediados e a geração Z procurando algo para fazer.” É o que diz o sósia do Styles, Oscar Journeaux, ao site “BBC”.
Fonte: G1 Entretenimento