Close Menu
Dunas FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Dunas FM segunda-feira, 5 outubro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Professora Dorinha (União) vence em 82 cidades do Tocantins; Vicentinho (PSDB), em 56

    outubro 5, 2026

    Com mais de 48 mil votos, casal conquista duas vagas para deputado estadual no Tocantins

    outubro 5, 2026

    ‘Uma mãe exemplar’, diz madrinha de Rainha de Rodeio que morreu após raio

    outubro 5, 2026

    Entenda o caso da criança cuja mãe se acorrentou para conseguir cirurgia que acabou descartada pela equipe médica

    outubro 5, 2026

    Humberto Martins, Inês Brasil, MC Gui… os artistas que não conseguiram se eleger em 2026

    outubro 5, 2026

    Maria Bethânia lança single com três músicas do show ’60 anos de carreira’

    outubro 5, 2026

    Claudette Soares lança em novembro álbum batizado com música feita para a cantora por Zélia Duncan e Ana Costa

    outubro 4, 2026

    Famosos votam no 1º turno das eleições de 2026; FOTOS

    outubro 4, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Professora Dorinha (União) vence em 82 cidades do Tocantins; Vicentinho (PSDB), em 56

    outubro 5, 2026

    Com mais de 48 mil votos, casal conquista duas vagas para deputado estadual no Tocantins

    outubro 5, 2026

    Humberto Martins, Inês Brasil, MC Gui… os artistas que não conseguiram se eleger em 2026

    outubro 5, 2026

    ‘Uma mãe exemplar’, diz madrinha de Rainha de Rodeio que morreu após raio

    outubro 5, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Dunas FM
Home»Tocantins»Indígena de 15 anos é queimado com marca de gado enquanto ajudava a cuidar de rebanho; vaqueiro é suspeito
Tocantins

Indígena de 15 anos é queimado com marca de gado enquanto ajudava a cuidar de rebanho; vaqueiro é suspeito

abril 29, 2025Nenhum comentário1 Visitas

Caso foi registrado na Ilha do Bananal; vítima teve queimadura de segundo grau e foi levada para hospital. Segundo a família, o jovem estava ajudando a marcar um animal quando foi agredido pelo vaqueiro. Adolescente indígena é agredido com ferro quente usado para marcar gado na Ilha do Bananal
Divulgação/Arquivo pessoal
Um adolescente indígena de 15 anos foi queimado nas costas com um ferro de marcar gado, próximo a aldeia Barreira Branca, em Sandolândia. Segundo a família, o jovem estava ajudando a marcar uma bezerra quando um vaqueiro queimou as costas dele. O caso é investigado pela Polícia Civil.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Conforme a Polícia Civil, a agressão aconteceu nesta segunda-feira (28) em uma propriedade localizada no Retiro Moita Verde, na Ilha do Bananal. O adolescente teve queimadura de segundo grau e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Araguaçu.
Segundo a tia da vítima, Ana Fatima Mahiru Karaja, o pai do jovem tinha saído e pediu para que o filho fosse receber um gado na propriedade. O adolescente iria apenas para ajudar a marcar o animal.
“Meu sobrinho foi lá para ajudar a marcar esse gado. E o meu sobrinho estava segurando uma bezerra, e o tio dele também segurando pelas patas da bezerra. Aí esse cara veio, marcou a bezerra, e quando ele ia saindo com a marca, ele encostou a marca no menino, nas costas dele, marcando o menino. O menino, quando chegou em casa não falou nada para a mãe. Ele só foi falar a tarde, porque estava ardendo e ele pediu para a mãe dar uma olhada, porque o rapaz tinha encostado o ferro quente nele”, explicou.
O nome do suspeito não foi divulgado, por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa dele.
Nas imagens cedidas pela família é possível ver a marca do ferro nas costas do adolescente, formando um número 5 de ponta-cabeça.
Adolescente indígena é agredido com ferro quente usado para marcar gado na Ilha do Bananal
Divulgação/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM
Pecuarista suspeito de queimar menino indígena com ferro de marcar boi é proibido de se aproximar da vítima e sua família
Golpistas usam foto de economista em nota de pesar para pedir Pix e vítima é ameaçada ao tentar desmentir fraude
A Polícia Civil informou que, conforme o relato da responsável pela vítima, a agressão teria acontecido de forma repentina, sem qualquer discussão prévia, enquanto o adolescente auxiliava no controle do rebanho. Não foi informado se o gado era dos próprios indígenas.
O Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal publicou nota de repúdio sobre agressão e afirmou que o jovem “foi covardemente marcado com ferro quente durante uma ação de marcação de gado que ocorria dentro da Terra Indígena”. O ICAPIB ainda disse que a forma como o jovem foi tratado se configura como racismo e tortura.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas informou que o jovem está sendo acompanhando por uma equipe médica e psicóloga da Secretaria Especial de Saúde Indígena polo de Sandolândia. Já a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais informou que “não possui informações sobre novas ocorrências dessa natureza no momento”.
As investigações serão realizadas pela 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia, que adotará as providências legais para apuração dos fatos.
Íntegra da nota do ICAPIB
O Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (ICAPIB) vem a público expressar seu mais profundo repúdio e indignação diante de mais um ato de violência contra o povo indígena Javaé.
Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril de 2025, nas proximidades da Aldeia Barra do Rio Verde, um jovem indígena foi covardemente marcado com ferro quente durante uma ação de marcação de gado que ocorria dentro da Terra Indígena.
Esse crime bárbaro, cometido dentro do nosso próprio território, causou nesse jovem queimaduras de 2° grau e profundas marcas físicas e psicológicas.
Tratar um jovem indígena como se fosse um animal, usando instrumentos de tortura, é inadmissível. Isso é crime. Isso é racismo. Isso é tortura.
Essa violência fere não apenas a vítima e sua família, mas atinge toda a comunidade indígena e representa um ataque à dignidade de nossos povos. Não se trata de um caso isolado, mas sim do reflexo do racismo estrutural e da tentativa sistemática de desumanizar e silenciar os povos originários. Mas não nos calaremos!
O ICAPIB exige a imediata investigação dos fatos, a responsabilização dos autores desse crime covarde e providências urgentes para que esse tipo de violência não se repita.
Violência contra um jovem indígena é violência contra toda a humanidade.
Queremos justiça! Queremos respeito! Queremos dignidade!
JUSTIÇA JÁ!
POR TODA A NOSSA JUVENTUDE INDÍGENA!
POR TODAS AS VIDAS INDÍGENAS!
Formoso do Araguaia – TO, 28 de abril de 2025
Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal – ICAPIB
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Professora Dorinha (União) vence em 82 cidades do Tocantins; Vicentinho (PSDB), em 56

outubro 5, 20260 Visitas

Com mais de 48 mil votos, casal conquista duas vagas para deputado estadual no Tocantins

outubro 5, 20260 Visitas

‘Uma mãe exemplar’, diz madrinha de Rainha de Rodeio que morreu após raio

outubro 5, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202442 Visitas

Motorista é resgatado pelos Bombeiros após cabine de carreta ser esmagada em acidente

fevereiro 10, 202529 Visitas

‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

setembro 16, 202425 Visitas

Qualidade da água do rio Tocantins segue sem indicar alterações após desabamento da ponte entre MA e TO, afirma ANA

janeiro 4, 202523 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel marsbahis güncel giriş matbet matbet giriş matbet güncel giriş marsbahis Onwin Onwin giriş Onwin Onwin giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş onwin onwin giriş onwin güncel giriş onwin bonus onwin kayıt holiganbet holiganbet giriş holiganbet güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş onwin onwin giriş onwin güncel giriş bets10 bets10 giriş bets10 güncel giriş Onwin Onwin giriş Onwin güncel giriş betsmove betsmove giriş betsmove güncel giriş betwoon betwoon giriş betwoon güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet bonus crikzo.com Meritking Meritking giriş Meritking güncel giriş casibom casibom giriş casibom casibom giriş fixbet fixbet giriş fixbet güncel giriş