Close Menu
Dunas FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Dunas FM quarta-feira, 22 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Cachorra é encontrada morta em frente de casa após tutora ouvir tiros: ‘Muito doloroso’

    abril 22, 2026

    Após Tiradentes, veja lista dos próximos feriados no Tocantins e comece a planejar a folga

    abril 22, 2026

    Filha de 6 anos do sertanejo Henrique viraliza nas redes sociais ao tocar gado sozinha; VÍDEO

    abril 21, 2026

    Diretora de escola pública que chamou autismo de ‘transtorno da moda’ volta ao cargo após decisão da Justiça

    abril 21, 2026

    Ana Paula se torna a participante mais velha a ganhar o BBB; veja lista

    abril 22, 2026

    De desclassificada a protagonista: a jornada da heroína de Ana Paula Renault no ‘BBB 26’

    abril 22, 2026

    Paulo Miklos canta Beto Guedes, Criolo, Paulo Diniz, Rita Lee e Sérgio Sampaio no álbum de intérprete ‘Coisas da vida’

    abril 22, 2026

    De parada cardiorrespiratória a convulsão: flagrantes mostram atendimentos de emergência no metrô de SP; vídeo

    abril 22, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Cachorra é encontrada morta em frente de casa após tutora ouvir tiros: ‘Muito doloroso’

    abril 22, 2026

    Ana Paula se torna a participante mais velha a ganhar o BBB; veja lista

    abril 22, 2026

    De desclassificada a protagonista: a jornada da heroína de Ana Paula Renault no ‘BBB 26’

    abril 22, 2026

    Paulo Miklos canta Beto Guedes, Criolo, Paulo Diniz, Rita Lee e Sérgio Sampaio no álbum de intérprete ‘Coisas da vida’

    abril 22, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Dunas FM
Home»Tocantins»Tocantins perdeu mais de 800 mil hectares com queimadas em 2025
Tocantins

Tocantins perdeu mais de 800 mil hectares com queimadas em 2025

outubro 1, 2025Nenhum comentário2 Visitas

Imagens mostram a ação de criminosos que ateiam fogo na mata e causam destruição
Os focos de incêndio no Tocantins em 2025 destruíram mais de 800 mil hectares, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Apesar do número ter sido 30% menor que em 2024, a situação preocupa especialistas e ameaça biomas.
“As principais consequências são que esse fogo acaba sendo muito intenso, então afeta a vegetação nativa, diminuindo a diversidade de espécies que não são adaptadas ao fogo. Além disso, pode acelerar a degradação do solo, aumentar a emissão de gases de efeito estufa”, comentou Vera Arruda, pesquisadora do IPAM/MapBiomas Fogo.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp.
Conforme o INPE, o Tocantins esteve entre os estados com maior incidência de focos. No primeiro semestre de 2025, foram registrados 2.623 focos, o que representa cerca de 13,6% do total nacional.
Incêndios criminosos
Por lei, é proibido colocar fogo neste período do ano em qualquer região do Tocantins. Entretanto, no mês de setembro foram registrados flagrantes de pessoas ateando fogo em vegetação em várias regiões do estado. Segundo o INPE, foram registrados 2.381 focos de calor.
No dia 8 de setembro, um homem morador de Dianópolis, região sudeste do estado, foi preso após ser denunciado por atear fogo em um lote baldio e causar dois incêndios. As chamas se espalharam e atingiram peças de veículos que ficaram destruídas.
Incêndio criminoso em Dianópolis atingiu peças de veículos
Divulgação/Polícia Militar
Em Barrolândia, um produtor rural flagrou um homem colocando fogo em vários locais com vegetação seca. A cena causou indignação e foi compartilhada com outros moradores da zona rural da cidade.
“Vários proprietários daquela região onde o fogo atingiu primeiramente, dependem da agricultura familiar, são produtores e alguns perderam mais de 80% da produção. Nós estamos em uma situação muito difícil, porque vários ali perderam aquilo que é o sustento deles”, desabafou a moradora Paula Juca.
LEIA TAMBÉM:
Homem é preso em flagrante suspeito de provocar dois incêndios criminosos no mesmo dia
Tocantins: o coração do ecoturismo brasileiro
Altas temperaturas, falhas e falta de manutenção: Tocantins registra quase 90 casos de incêndios em veículos em 2025
Em Dois Irmãos, um homem de 44 anos foi flagrado praticando incêndio criminoso em uma chácara. Segundo a Polícia Militar, ele ainda tentou impedir o combate às chamas e acabou sendo autuado em R$ 6 mil.
A pena para esse tipo de crime pode chegar a seis anos de reclusão, segundo o delegado José Lucas.
“Esse tipo de conduta, que está atrelada a atear fogo, principalmente em região de mata ou região que tem folhas, galhos secos, pode configurar dois crimes. Tanto o crime de incêndio previsto no Código Penal, que tem pena de seis anos, como também um crime de incêndio específico da lei de crimes contra o meio ambiente, que tem a pena máxima sujeita a quatro anos”, explicou.
Trabalho preventivo
Para combater o fogo de forma mais eficaz em Palmas, os Bombeiros monitoram durante 24 horas a serra que circunda a capital. A região é considerada sensível e de difícil acesso em muitos pontos. Por isso, o Corpo de Bombeiros atua de forma preventiva.
“Por aqui ser um local que está em incidência nessa época do ano, está sendo feito um trabalho prévio bem maior no decorrer dos últimos cinco anos. Então a gente atua tanto com a nossa corporação, quanto por força-tarefa deslocada nas regiões e em parceria com municípios que formam as brigadas”, disse o tenente Moisés Bissoto.
Bombeiros militares e brigadistas combatem incêndio florestais
Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Cachorra é encontrada morta em frente de casa após tutora ouvir tiros: ‘Muito doloroso’

abril 22, 20260 Visitas

Após Tiradentes, veja lista dos próximos feriados no Tocantins e comece a planejar a folga

abril 22, 20260 Visitas

Filha de 6 anos do sertanejo Henrique viraliza nas redes sociais ao tocar gado sozinha; VÍDEO

abril 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202440 Visitas

‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

setembro 16, 202423 Visitas

Qualidade da água do rio Tocantins segue sem indicar alterações após desabamento da ponte entre MA e TO, afirma ANA

janeiro 4, 202519 Visitas

Jovens desistem de atravessar ponte minutos antes de queda após verem notícias sobre a estrutura: ‘Fez um estrondo’

dezembro 27, 202419 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.